João Canavilhas: “A criatividade é o escudo de defesa do jornalista em relação à IA”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2023.e95065

Palavras-chave:

Ciências da Comunicação, Jornalismo, AI

Resumo

João Canavilhas é um dos intelectuais mais atentos às transformações impulsionadas pelas tecnologias digitais no jornalismo ibero-americano. Alguns dos seus trabalhos alcançaram reconhecimento internacional, justamente por introduzir leituras originais em momentos de importantes mudanças na produção do conteúdo noticioso.

Doutor em Comunicação, Cultura e Educação pela Universidade de Salamanca (USAL), em Espanha, é Professor Associado na Universidade da Beira Interior (UBI), em Portugal. Investigador integrado do LabCom – Comunicação e Artes da UBI, é autor de dezenas de trabalhos publicados em livros e revistas científicas de alto impacto. Consultor de projetos em Portugal, Espanha e Brasil, já integrou a equipa de 15 projetos de investigação financiados por organismos nacionais e internacionais.

O seu trabalho de investigação centra-se em vários aspetos da relação entre a comunicação e as novas tecnologias, nomeadamente nos campos do jornalismo e da política. Nesta entrevista exclusiva à revista Estudos em Jornalismo e Mídia (EJM), João Canavilhas analisa o impacto da Inteligência Artificial (AI) no jornalismo profissional.

Biografia do Autor

Branco Di Fátima, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte)

Jornalista. Doutorado em Ciências da Comunicação pelo ISCTE-IUL. É membro associado do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e docente na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS-IPL), em Lisboa.

Downloads

Publicado

2023-09-19