Telejornalismo: em busca de um novo paradigma

Autores

  • Carlos Alberto Moreira Tourinho Universidade Federal do ES

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2010v7n1p19

Resumo

 

Analisa a dinâmica do gênero telejornal a partir de uma abordagem do conceito econômico da "inovação", sobretudo na visão de Joseph Alois Schumpeter (1883-1950). Relaciona os eventos históricos que contribuíram para o atual formato do telejornal e analisa os motivos pelos quais as inovações foram sendo incorporadas. Descreve as novas características das mídias digitais ligadas à Internet e à TV interativa. Identifica-se as tendências para as futuras inovações e, mais do que isso, as ferramentas e estratégias que servirão como modelo de orientação e parâmetro para se programar o telejornal.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Moreira Tourinho, Universidade Federal do ES

Profissional de Telejornalismo há 25 anos. Graduado em Comunicação Social e pós-graduado em Economia para Jornalistas pela Universidade Federal do ES. Pós-Graduado em Estudos Avançados de Comunicação pela Cândido Mendes de Vitória. 3 Livros publicados. Entre eles "Inovação no Telejornalismo, o que você vai ver a seguir", Editora Espaço Livros, 2009.

Downloads

Publicado

2010-04-27

Edição

Seção

Núcleo Temático