“Apoio editorial ao golpe de 64 foi um erro”: apagamento e rememoração no discurso do jornal O Globo

Autores

  • Gisele Dotto Reginato Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sabrina Franzoni Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2014v11n1p66

Resumo

 

O objetivo deste artigo é analisar a construção discursiva do jornal O Globo com base no editorial de 2013 em que anuncia que o apoio ao Golpe de 64 foi um erro. A partir da análise, encontramos dois núcleos de sentido: o de apagamento e o de rememoração. Ao acionar um “outro” discurso jornalístico, O Globo promove a ativação de certos fatos tornados acontecimentos, ao mesmo tempo em que promove o esvaziamento de outros tantos, que estarão sujeitos ao apagamento.

Biografia do Autor

Gisele Dotto Reginato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Bolsista Capes e membro do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo (Nupejor). Jornalista e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Sabrina Franzoni, Unisinos

Professora do Curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Rio do Sinos - Unisinos. Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Membro do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo (Nupejor) e do Grupo de pesquisa em Jornalismo Esportivo (UFRGS).

Downloads

Publicado

2014-05-04

Edição

Seção

Núcleo Temático