O Dialogismo de Bakhtin no Jornalismo Econômico Brasileiro

Autores

  • Angelo de Assis Universidade Estadual Paulista
  • Marcelo Bulhões Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2015v12n1p138

Resumo

 


O artigo propõe uma análise da produção de conteúdos em jornalismo econômico (JE) a partir de conceitos da teoria do dialogismo, proposta pelo filósofo russo Mikhail Bakhtin (1895-1975). É demonstrada sua aplicabilidade à comunicação e à análise do JE. No final, o texto sugere a necessidade de uma renovação da abordagem teórica do JE brasileiro em bases diferentes das tradicionalmente adotadas.

Biografia do Autor

Angelo de Assis, Universidade Estadual Paulista

Formado em Letras Inglês: Universidade de Brasília – UnB (1996); e em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo: Universidade Estadual Paulista – UNESP (2010); Mestre em Comunicação Midiática pela UNESP (2011). Trabalha na Assessoria de Comunicação dos Correios, Diretoria Regional São Paulo Interior, em Bauru.

Marcelo Bulhões, Universidade Estadual Paulista

Licenciatura em Letras: UNESP (1987); Doutor em Literatura Brasileira: USP (2000); Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada: USP (1993). Professor do Curso de Comunicação Social da UNESP. Compõe o programa de Pós-graduação em Comunicação da UNESP. Autor dos livros "A Ficção nas Mídias: um Curso sobre a Narrativa nos Meios Audiovisuais" (Ática), "Jornalismo e Literatura em Convergência" (Ática), "Leituras do Desejo: o Erotismo no Romance Naturalista Brasileiro" (Edusp),"Literatura em Campo Minado: a Metalinguagem em Graciliano Ramos e a Tradição Literária Brasileira" (Annablume).

Downloads

Publicado

2015-04-17

Edição

Seção

Temas Livres