Muita cena e pouca comunicação política? A Marcha das Vadias nos portais de notícias e a questão do reconhecimento Too much scene and too little political communication? The Slut Walk on news portals and the question of recognition

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2016v13n1p89

Resumo

 

A Marcha das Vadias (MV) é uma mobilização de cunho feminista que se manifesta publicamente pela liberdade e autonomia das mulheres e contra a violência de gênero, caracterizando uma luta por reconhecimento. Quando ganham as ruas, as manifestações recebem cobertura jornalística, dando à marcha visibilidade necessária para iniciar um processo de comunicação política. Neste artigo, observa-se como as demandas da MV são enquadradas nas notícias produzidas nos portais de notícias G1,Folha de São Paulo e Estadão durante o ano de 2013. A análise do enquadramento está baseada nos critérios estabelecidos por Entman (1993, 2004) e a discussão dos resultados se fundamenta na teoria tridimensional de Nancy Fraser (2007). Os resultados mostram que apesar da performance visual da MV garantir imagens nos jornais, as notícias sobre ela se restringem à pauta básica, o que interfere na qualidade da comunicação política e também na luta pelo reconhecimento.

Biografia do Autor

Kelly Prudencio, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Comunicação

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Grupo de Pesquisa em Comunicação e Participação Política

Carla Rizzotto, Universidade Federal do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Grupo de Pesquisa em Comunicação e Participação Política

Michele Silva, Universidade Federal do Paraná

Grupo de Pesquisa em Comunicação e Participação Política

Downloads

Publicado

2016-11-25