A crítica que constrói a música: o curioso caso da MPB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2019v16n1p41

Resumo

A intenção desse artigo é refletir sobre o papel da crítica musical no estabelecimento da MPB como uma “instituição” (NAPOLITANO, 2010). Nesse texto, essa produção crítica, que envolveu intelectuais e artistas de diferentes áreas, é vista como fundamental para a consagração da música popular brasileira enquanto espaço privilegiado de debate político e social. Além disso, ela também legitimou a sua sofisticação estética e a incorporação de elementos da música internacional, sem que isso colocasse em questão seu caráter de música “popular” e “brasileira”. Nesse percurso, o artigo busca retomar a trajetória dessa crítica desde a década de 1940, apontando para algumas de suas características mais significativas.

Biografia do Autor

Eduardo Vicente, Universidade de São Paulo (USP)

Professor Associado do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão e do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Coordenador do MidiaSon: Grupo de estudos e produção em mídia sonora e editor da Novos Olhares – revista de estudos sobre práticas de recepção a produtos midiáticos (www.revistas.usp.br/novosolhares). E-mail: eduvicente@usp.br

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Publicado

2019-07-09

Edição

Seção

Núcleo Temático