A rede de checagem da agência Lupa

Autores

  • Kassia Nobre dos Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2019v16n2p59

Resumo

As redes sociais enalteceram a cultura participativa da sociedade em assuntos de interesse coletivo, algo positivo porque promoveu a diversidade de vozes e descentralizou o poder da grande mídia como única porta-voz da informação. Ao mesmo tempo, a revolução digital foi a responsável pela pós-verdade e o fenômeno das notícias falsas (fake news). Diante desse cenário, pilares fundamentais da profissão de jornalista – a apuração aprofundada e a checagem – foram resgatados e valorizados a partir da criação de novos modelos de trabalho. O objetivo desta pesquisa é propor uma reflexão sobre os modos de ação dos jornalistas da agência Lupa, procurando compreender os procedimentos por eles utilizados na construção da checagem. Desta forma, a tese defendida é que há um campo de experimentação a ser explorado pelo jornalista para atuar na crise da profissão e retomar a credibilidade perdida.

Biografia do Autor

Kassia Nobre dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Autora do livro “Em busca da credibilidade perdida: a rede de investigação jornalística na era das fakenews” (Letramento). E-mail: kassianobre21.kn@gmail.com

Referências

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Publicado

2019-11-11