A blindagem midiática como dispositivo de enunciação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2021.59588Resumo
O texto dedica-se ao estudo de um termo posto em voga na cobertura jornali?stica brasileira em tempos recentes, o de blindagem propagada por via midia?tica. A noc?a?o surge no momento social, econo?mico e poli?tico do Brasil de efervesce?ncia de manifestac?o?es. A blindagem aqui tomada como dispositivo pode referir-se ao processo relativo ao contrato de comunicac?a?o ao deter propriedades de um dado suporte midia?tico, seu consequente produto e o conjunto de relac?o?es que seu reconhecimento pode engendrar. Ela caracterizaria uma dada estrate?gia editorial da mi?dia de refere?ncia que vem a ser denunciada por mi?dias alternativas e emergentes. A ana?lise de ac?o?es envolvendo o uso do termo blindagem, seja na textualidade dos vei?culos jornali?sticos (em suas verso?es on-line), seja na cri?tica propiciada pela mi?dia alternativa ou, ainda, nos comenta?rios dos leitores (expressas em mi?dias sociais digitais), encaminha para a necessidade de aprofundamento do estudo no cena?rio da midiatizac?a?o.
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