Criação musical na Era do Rádio:

maestros e arranjadores, entre a tradição e a modernidade

Autores

  • Raphael Fernandes Lopes Farias Universidade Paulista (UNIP)
  • Heloísa de Araújo Duarte Valente Universidade Paulista - UNIP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2020v17n2p102

Resumo

Este artigo é fruto da pesquisa de mestrado de um dos autores e visa apontar os maestros arranjadores das rádios e gravadoras como peças-chave na produção fonográfica entre as décadas de 1940 e 1950, no Brasil. Verifica-se o protagonismo de Radamés Gnattali no cenário da época, seguido de outros nomes como Guerra-Peixe, Lyrio Panicalli, Leo Peracchi, Nicolino Coppia, Osvaldo Borba, Guaraná e Enrico Simonetti. Estes maestros estão relacionados à criação de um gosto estético no processo de composição dos arranjos e orquestrações das canções, o que terá implicações nas performances artísticas. Este texto aponta dados sobre a produtividade destes profissionais da música e sua relação estreita com o trabalho de alguns intérpretes. Para se chegar a estes resultados foram consultadas pesquisas feitas nos acervos da Rádio Nacional e Rádio Record, listas de canções de sucesso – hit parades, capas de disco e notas de imprensa. Conclui-se que o trabalho destes músicos acabou por formular um panorama estético-midiático na paisagem sonora do período.

Biografia do Autor

Raphael Fernandes Lopes Farias, Universidade Paulista (UNIP)

Doutorando e Mestre em Comunicação e Cultura Midiática. Bacharel em Comunicação Social hab Jornalismo e Licenciado em Música. Pesquisador do Centro de Estudos em Música e Mídia - MusiMid.

Heloísa de Araújo Duarte Valente, Universidade Paulista - UNIP

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Coordenadora do Centro de Estudos em Música e Mídia (MusiMid). Docente titular junto ao Programa Pós-Graduação e Cultura Midiática da Universidade Paulista (UNIP).

Referências

ARAÚJO, Samuel. The politics of passion: the impact of bolero on Brazil musical expressions. Yearbook for Tradicional Music, 1999, vol 31: STOR.

BORGES, Bia. Samba-canção: fratura e paixão. Rio de Janeiro: Codecri: 1982.

BRITO, Rocha Brasil. Bossa Nova. In: CAMPOS, Augusto de. Balanço da Bossa e outras bossas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1993.

CASTRO, Ruy. A noite do meu bem – A História e as histórias do samba-canção. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

CHIQUINHO. 200 mil músicas para os cantores da Rádio Nacional. Revista do Rádio, Rio de Janeiro: nº 789, p. 42-43, 1964.

DOURADO, Henrique Autran. Dicionário de termos e expressões da música. São Paulo: Editora 34, 2004.

FABBRI, Franco. A theory of musical genres: two aplicattions. In: HORN, David and TAGG, Philip (eds.) Popular music perspectives. Gothenburg and Exeter: IASPM, 1982. Disponível em: https://www.tagg.org/others/ffabbri81a.html. Acesso em: 6 mar. 2020.

GONZÁLEZ, Juan Pablo. El canto mediatizado: breve historia de la llegada del cantante a nuestra casa. Revista musical chilena. Santiago, v. 54, n. 194, 2000.

GONZÁLEZ, Rafaela Rohsbacker. Voz-ruído na canção popular brasileira: a expressividade das vozes femininas do samba-canção da década de 1950. Dissertação (mestrado em música). Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2017.

LACERDA, B. R. Guerra-Peixe: arranjador de orquestras de rádio. Per Musi, Belo Horizonte, n.23, p.138-147, 2011

MATOS, Claudia Neiva. Gêneros na canção popular: os casos do samba e do samba canção. Revista ArtCultura, Uberlândia, v. 15 n. 27, p. 121-132, 2013.

MARCADET, Christian. Fontes e recursos para a análise das canções e princípios metodológicos para a constituição de uma fonoteca de pesquisa. In: VALENTE, Heloísa (org.) Música e mídia: novas abordagens sobre a canção. São Paulo: Via Lettera/FAPESP, 2007.

MELLO, Zuza Homem de. SEVERIANO, Jairo. A canção no tempo: 85 anos de música brasileira. 4. ed. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MURCE, Renato. Bastidores do rádio. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

MOURA, Milton. Notas sobre a presença da música caribenha em Salvador, Bahia. Revista Brasileira do Caribe, Brasília, v. IX, n. 18. jan/jun 2009, p. 361-387.

NAPOLITANO, Marcos. História e Música. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. (Coleção História e Reflexões)

MOURA, Milton. A “Música brasileira na década de 1950”. REVISTA USP, São Paulo, n.87, p. 56-73, setembro/novembro 2010.

PASQUALINI, Maria Elisa. Os arranjadores da Rádio Record de São Paulo, 1928-1965. Revista Brasileira de Música, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 185-208, 2012

PASQUALINI, Maria Elisa. Arranjos: Repertório da Rádio Record de São Paulo (1928-1965). Dissertação (mestrado em musicologia). Centro de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo, 1998.

PEREIRA, Leandro Ribeiro. Rádio Nacional do Rio de Janeiro. A música popular brasileira e seus arranjadores (Década de 1930 a 1960). Dissertação (Mestrado em Música). Programa de pós-graduação em Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2006.

PEREIRA, Leandro Ribeiro. Os arranjadores da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, décadas de 1930 a 1960. Revista brasileira de música, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 157-184, 2012.

PINTO, Theophilo A. Gente que brilha quando os maestros se encontram: música e músicos da 'Era do Ouro' do rádio brasileiro (1945-1957). Tese (doutorado em História Social). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

POLETTO, Fábio Guilherme. Tom Jobim e a Modernidade Musical Brasileira 1953-1958. Dissertação (mestrado em História) da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2004.

ROBERTO, Paulo. Gente que brilha. Rio de Janeiro: Rádio Nacional, 23 de outubro de 1950. Programa de rádio. Disponível em: <https://girandonoprato.wordpress. com/2015/10/13/os-milhoes-de-melodias-de-radames-gnattali/>. Acesso em: 6 mar. 2020.

SAROLDI, Luiz C.; MOREIRA, SÔNIA V. Rádio Nacional: O Brasil em sintonia. Rio de Janeiro: Funarte, 1984.

SCHAFER, Murray. A afinação do mundo. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2011.

SEVERIANO, Jairo; HOMEM DE MELLO, Zuza. A canção no tempo – 85 anos de músicas brasileiras. v. 1: 1901-1957. São Paulo: Editora 34, 1999.

TINHORÃO, José Ramos. Pequena história da música popular. São Paulo: Art Editora, 1986

VALENTE, Heloísa de A. Duarte. As vozes da canção na mídia. São Paulo: Via Lettera/ FAPESP, 2003.

VALENTE, Heloísa de A. Duarte. Paisagens sonoras, trilhas musicais: retratos sonoros do Brasil. Per musi [online]. 2013, n. 28, p. 239-249. ISSN 1517-7599. https://doi.org/10.1590/S1517-75992013000200019.

VICENTE, Rodrigo Aparecido. Música em surdina: sonoridade e escutas nos anos 1950. Tese (doutorado em música). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, 2014.

Downloads

Publicado

2020-12-18