"Novo" paradigma do jornalismo e imprensa oitocentista no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2021.e75190

Resumo

Este artigo coloca em discussão o ‘novo’ paradigma do jornalismo, proposta teórica para a imprensa oitocentista, que tende a opor informação e notícia a propaganda e opinião, a partir da análise de “notícias” publicadas no período de 1821 a 1858 pelo Diario do Rio de Janeiro (DRJ), considerado precursor do jornalismo contemporâneo no Brasil. Desta forma, o estudo pretende observar as Teorias do Jornalismo em diacronia e analisar as seções “Noticias Particulares”, “Noticias Maritimas” e “Noticias Diversas” do DRJ, consultadas na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Pela Análise de Conteúdo em fontes documentais, conclui-se que as “notícias” naquele periódico extrapolam os limites teóricos do 'novo' paradigma do jornalismo, já que o DRJ publicava tipos noticiosos diversos, desde venda, troca e aluguel de bens até decisões administrativas, passando pelo resultado eleitoral e, principalmente, divulgando serviços e produtos da sociedade mercantilista luso-brasileira.

Biografia do Autor

Vinícius Brito, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Divulgação Científica e Cultural pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp (2019). Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (2016).

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Publicado

2022-01-03