O telejornalismo e as narrativas sobre o controle social dos meios de comunicação

Autores

  • Ivonete da Silva Lopes

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2010v8n1p113

Resumo

 

A democratização da comunicação ganhou evidência na agenda política brasileira a partir de  2006, quando  os movimentos sociais começaram a reivindicar mais veementemente a realização de uma conferência nacional sobre a temática. Permeia essa discussão o controle social dos meios de comunicação, em especial da televisão aberta. Entender como a responsabilização social da mídia é narrativizada  pela  televisão é o enfoque deste trabalho, que analisa as narrativas sobre a Conferência Nacional da Comunicação e da terceira versão do Plano Nacional dos Direitos Humanos (PNDH-3), ambas veiculadas pelos telejornais Repórter Brasil (TV Brasil) Jornal Nacional (Rede Globo). A intenção é problematizar como o conceito de público-privado aparece  na encenação das notícias que enfocam questões diretamente relacionadas às emissoras, assim como se busca encontrar as marcas que prefiguram a construção de tais narrativas.

Biografia do Autor

Ivonete da Silva Lopes

Jornalista, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2011-04-27