O discurso jornalístico autorreferencial como estratégia de construção da ‘imagem de si’

Autores

  • Daiane Bertasso Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Ivete Trevisan Fossá Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2011v8n2p339

Resumo

 

Compreendemos o jornalismo enquanto uma prática discursiva que colabora para a construção social da realidade, desempenhando um papel de representação simbólica. Partindo dessa premissa se observa nos últimos anos mudanças no modo de enunciação do discurso jornalístico, já que cada vez mais o mesmo tem aumentado o grau de referência à sua própria realidade, produzindo um discurso jornalístico autorreferencial que visa à construção da ‘imagem de si’. A esse respeito, apresentamos a análise das estratégias discursivas autorreferenciais utilizadas pelo jornal Diário de Santa Maria, no período que antecede as eleições municipais de 2008, em Santa Maria – RS. Com isso, observamos transformações nos modos de enunciação do discurso jornalístico, o que possibilita questionamentos a respeito da sua atual imagem e lugar na instituição social da realidade.

Biografia do Autor

Daiane Bertasso Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Comunicação e Informação na UFRGS. Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa em Jornalismo – UFRGS/CNPq. Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Maria Ivete Trevisan Fossá, Universidade Federal de Santa Maria

Professora nos Programas de Pós Graduação em Comunicação e Administração da UFSM. Doutora em Administração pela UFRGS e Mestre em Comunicação pela UMESP.

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Publicado

2011-05-06