Piauí, em busca do leitor perdido

Autores

  • Paulo Bernardo Ferreira Vaz Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Santa Catarina (Professor Visitante)
  • André Góes Mintz Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2014v11n1p277

Resumo

 

Compreendendo o sujeito-leitor contemporâneo como aquele que transita em um denso ambiente tipográfico no qual se multiplicam textos e práticas de leituras diversas, este artigo indaga sobre a forma de convivência e a natureza de práticas revivescentes instauradas pela revista Piauí ao deslocar fronteiras da leitura. Centrando na interação sensível entre o leitor e a publicação, propõe-se a investigar a maneira pela qual a revista se articula graficamente na proposição de uma experiência de leitura diferenciada, desbravando novos territórios do meio impresso.

Biografia do Autor

Paulo Bernardo Ferreira Vaz, Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Santa Catarina (Professor Visitante)

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1974), mestrado em Editoração e Audiovisual (1980), diploma de estudos aprofundados (DEA) em Audiovisual e Telemática (1981), doutorado em Comunicação e Educação (1983) pela Université de Paris XIII (Paris-Nord) e Pós-Doutorado pela Universidade do Minho (2010). Professor Visitante junto ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais, colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG (Mestrado e Doutorado). Professor colaborador junto ao Programa de Mestrado Interdisciplinar em Estudos Culturais Contemporâneos da FUMEC. Integrante do GRIS - Grupo de Pesquisa Imagem e Sociabilidade, participante do GRISpress - Grupo de Pesquisa da Cultura do Impresso, com estudos sobre design gráfico, fotojornalismo, imagem, tipografia e publicidade na midia impressa.

André Góes Mintz, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), mestrando em Comunicação Social, linha Pragmáticas da Imagem, pela mesma instituição. Sou professor da Associação Imagem Comunitária (AIC) atuando no no curso técnico em Produção Multimídia da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia em disciplinas da área de mídias e artes digitais. Atuei como coordenador do núcleo de audiovisual do Espaço do Conhecimento UFMG, onde também fui assessor de audiovisual, responsável por atividades relacionadas à fachada digital e ao planetário digital fulldome. De 2009 a 2012 fui um dos coordenadores do Marginalia+Lab, laboratório colaborativo de arte e tecnologia e membro do coletivo Marginalia Project. Tenho experiência na área de artes e comunicação, com ênfase em audiovisual, mídias digitais e interativas e na relação arte, ciência e tecnologia.

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Publicado

2014-05-04