Atentados à liberdade de expressão? Uma análise dos casos de violência contra jornalistas no Brasil

Autores

  • Seane Alves Melo Universidade de São Paulo
  • Mayra Rodrigues Gomes Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2014v11n1p89

Resumo

 

Neste artigo, buscamos discutir casos de violência contra jornalistas apresentados em notícias e relatórios como atentados à liberdade de expressão. Para isso, analisaremos questões relacionadas à liberdade de expressão e à liberdade imprensa, às condições de trabalho e restrições profissionais do jornalismo brasileiro. Munidos desta contextualização, tentaremos problematizar a questão ética que perpassa dois casos de violência registrados em 2012 e 2013.

Biografia do Autor

Seane Alves Melo, Universidade de São Paulo

Mestranda em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Graduada em Comunicação Social/ Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão. Pesquisa elites culturais e políticas; jornalismo investigativo; intersecção entre jornalismo, literatura e política.

Mayra Rodrigues Gomes, Universidade de São Paulo

Professora Titular do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP, possui Bacharelado e Licenciatura em Filosofia pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Livre Docência em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Atua nas áreas de teoria da comunicação, filosofia da linguagem, psicanálise, tendo o jornalismo, e a produção midiática em geral, como foco de reflexão.

Downloads

Publicado

2014-05-04

Edição

Seção

Núcleo Temático