Jornalismo aumentado: experiências digitais com novas camadas de significação

Autores/as

  • Ivana Raquel Ebel Doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade de Leipzig, Alemanha

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2015v12n1p56

Resumen

 

Depois da consolidação da transposição das páginas impressas para as plataformas digitais (web), o jornalismo encara um novo desafio: conquistar o público que agora lê notícias em dispositivos móveis como tablets e smartphones. Por hora, pouco conteúdo é produzido especificamente para essas plataformas e o que se vê é a reutilização do material web, que despreza a recuperação da mobilidade do jornalismo. Se os computadores pessoais atrelaram a leitura de notícia a um exercício confinado a cadeira diante do computador, os smartphones colocaram novamente o jornal nas horas livres: no lazer, no ônibus, e é preciso reaprender a lidar com esse conceito. Alguns jornais estão experimentando as novas possibilidades de conteúdo e a realidade aumentada surge como um recurso na hora de contar histórias e ganhar a atenção de um público que lida mais facilmente com tecnologia do que com as pesadas páginas de uma edição dominical.

Biografía del autor/a

Ivana Raquel Ebel, Doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade de Leipzig, Alemanha

Jornalista, mestre em Mídia Digital pela Universidade de Artes de Bremen e doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade de Leipzig, Alemanha

 

Publicado

2015-04-21

Número

Sección

Núcleo Temático