Jornalismo aumentado: experiências digitais com novas camadas de significação

Autores

  • Ivana Raquel Ebel Doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade de Leipzig, Alemanha

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2015v12n1p56

Resumo

 

Depois da consolidação da transposição das páginas impressas para as plataformas digitais (web), o jornalismo encara um novo desafio: conquistar o público que agora lê notícias em dispositivos móveis como tablets e smartphones. Por hora, pouco conteúdo é produzido especificamente para essas plataformas e o que se vê é a reutilização do material web, que despreza a recuperação da mobilidade do jornalismo. Se os computadores pessoais atrelaram a leitura de notícia a um exercício confinado a cadeira diante do computador, os smartphones colocaram novamente o jornal nas horas livres: no lazer, no ônibus, e é preciso reaprender a lidar com esse conceito. Alguns jornais estão experimentando as novas possibilidades de conteúdo e a realidade aumentada surge como um recurso na hora de contar histórias e ganhar a atenção de um público que lida mais facilmente com tecnologia do que com as pesadas páginas de uma edição dominical.

Biografia do Autor

Ivana Raquel Ebel, Doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade de Leipzig, Alemanha

Jornalista, mestre em Mídia Digital pela Universidade de Artes de Bremen e doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade de Leipzig, Alemanha

 

Downloads

Publicado

2015-04-21

Edição

Seção

Núcleo Temático