O esverdeamento da imprensa

Autores/as

  • Luciana Miranda Costa UFPA

Resumen

Este artigo apresenta as principais conclusões de uma pesquisa (PARD/UFPA/CNPq 2006) que analisou o significativo papel da mídia no boom ambiental que vem se registrando nos últimos anos. O objetivo principal foi verificar, com ênfase na temática dos desmatamentos e queimadas, como se estruturou o discurso da mídia impressa sobre as questões ambientais, a partir de suas fontes de informação. O que se constatou foi que as matérias jornalísticas, dominantemente descritivas e factuais, privilegiaram como suas principais fontes, os órgãos governamentais. Já a partir do final da década de 80, passaram também a se constituir como fontes, instituições de pesquisa e ONGs. Os agricultores, fazendeiros ou madeireiros apareceram de forma secundária nas matérias durante o período, ora como vilões ora como vítimas do processo de desmatamento e queimadas na Amazônia. A partir da década de 90, consolidaram-se como vozes legitimadas pelo discurso jornalístico para falar sobre a Amazônia as fontes do campo científico e ambiental.

Biografía del autor/a

Luciana Miranda Costa, UFPA

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Desenvolvimento Sócio-Ambiental pelo NAEA/UFPA (2004), com estágio na Universidade de Indiana (Anthropological Center for Training and Research on Global Environmental Change) e no Wood Hole Research Center, ambos nos USA. Atualmente é professora da Universidade Federal do Pará e pesquisadora do CNPq. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em "Comunicação e Meio Ambiente", "Divulgação Científica" e "Estudos em Rádio", atuando principalmente com os seguintes temas: Amazônia, estratégias institucionais em comunicação, história do rádio, análise de discurso, meio ambiente e campanhas de comunicação.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Publicado

2008-06-17

Número

Sección

Núcleo Temático