Quando crianças e adolescentes testemunham: trauma, perda e identidade no jornal A Sirene
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2021.77172Resumo
Nos debruçamos sobre a edição de outubro de 2019 d’A Sirene, produzida em parceria com o programa de extensão Sujeitos de suas histórias, para o Dia das Crianças, analisando três reportagens. A Sirene é um jornal mensal produzido em Mariana (MG) na perspectiva das comunidades atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão. Visionamos o material jornalístico sob a ótica do testemunho em diálogo com o jornalismo e em interseção com os estudos da infância, para compreender como se materializa o teor testemunhal, a partir de uma análise textual, compreendendo como tal não apenas o texto escrito, mas também as imagens. Os relatos evidenciam que, para as crianças e adolescentes de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo protagonistas das reportagens, o trauma se desdobra como estilhaçamento temporal, perda espacial e destruição de um modo de vida. Além disso, a edição ao mesmo tempo dá protagonismo a crianças e adolescentes e tira as identidades de foco, no que diz respeito a imagens e autorias.
Referências
A SIRENE. Editorial. A Sirene. Mariana, p. 16. 5 out. 2019. Disponível em: https:// issuu.com/jornalasirene/docs/edi__o_42_-_outubro__issuu_. Acesso em: 10 set. 2020.
AGENCIA Global de Noticias. Manual de niñez y periodismo. Un aporte para el trabajo periodístico comprometido. Assunção: Agencia Global de Noticias, 2008.
ANDI. Castigos físicos e humilhantes: guia de referência para a cobertura jorna- lística. Brasília: ANDI/Red ANDI América Latina/Save the Children, 2015.
BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federati- va do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/LEIS/L8069.htm. Acesso em: 07 set. 2020.
BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: um guia para jornalistas. Brasília: Rede Andi, 2011.
BUCKINGHAM, D. Crescer na era das mídias eletrônicas. São Paulo: Loyola, 2007.
CAMPOS, J. O.; MAFRA, R. L. M. Rural híbrido em sofrimento: mineiridade, mi- neração e trauma no Jornal A Sirene. Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, [s.l.], p. 55-83, jul. 2020. Disponível em: https://revistas.ufpr. br/acaomidiatica/article/view/66821. Acesso em: 10 sep. 2020.
CERTEAU, M. de. Invenção do cotidiano: artes de fazer. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
CNN. ‘YOU have to watch, you have to bear witness’. Direção de Riad Al Hussein. Aleppo: CNN, 2017. 1 vídeo digital (99 seg.), digital, son., color. Disponível em: https://edition.cnn.com/videos/world/2017/05/09/syria-chemical-attack-clarissa- -ward-reflection-sdg-orig.cnn. Acesso em: 04 set. 2020.
FELMAN, S. Educação e crise, ou as vicissitudes do ensino. In: NESTROVSKI, A.; SELIGMANN-SILVA, M. (Orgs.). Catástrofe e representação: ensaios. São Paulo: Escuta, 2000.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1975.
GOMES BARBOSA, K. As sirenes nunca tocam; A SIRENE ainda ecoa. A Sirene. Mariana, p. 5-5. 5 fev. 2019. Disponível em: https://issuu.com/jornalasirene/docs/ fevereiro_2019_issuuuuu. Acesso em: 10 set. 2020.
GOMES BARBOSA, K.; CARVALHO, A. L. Testemunho, trauma e imagens de catástrofes socio-ambientais da mineração brasileira em Vozes de Mariana e Vozes de Brumadinho. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JOR- NALISMO, 18, 2020, Fortaleza. Anais... Brasília: SBPJor, 2020. p. 1-18. Disponí- vel em: http://sbpjor.org.br/congresso/index.php/sbpjor/sbpjor2020/paper/viewFi- le/2605/1403. Acesso em: 01 jan. 2021.
HARTMAN, G. Holocausto, testemunho, arte e trauma. In: NESTROVSKI, A.; SELIGMANN- SILVA, M. (Orgs.). Catástrofe e representação: ensaios. São Paulo: Escuta, 2000.
HELLER, A. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
HOOKS, b. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020.
KOSSOY, B. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000.
MACHADO, A. A ilusão especular: uma teoria da fotografia. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.
PEIXOTO, A. Era uma vez. A Sirene. Mariana, p. 10. 5 dez. 2016. Disponível em: https://issuu.com/jornalasirene/docs/jornal_a_sirene_ed_9_dezembro_issuu. Acesso em: 8 set. 2020.
RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
SELIGMANN-SILVA, M. Narrar o trauma – a questão dos testemunhos de catás- trofes históricas. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro. v. 20, n. 1, p. 65-82, 2008.
SILVA, E.; MARCELINO, J. G. As férias não são mais as mesmas. A Sirene. Ma- riana, p. 5-5. 5 jan. 2020. Disponível em: https://issuu.com/jornalasirene/docs/ edi__o_45_-_janeiro_2020_issuu. Acesso em: 9 set. 2020.
WISNIK, J. M. Maquinação do mundo – Drummond e a mineração. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Estudos em Jornalismo e Mídia, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes. A revista Estudos em Jornalismo e Mídia está sob a Licença Creative Commons