Prorrogadas até 20 de março as submissões ao dossiê Nilson Lage na revista EJM

2022-02-03

A revista Estudos em Jornalismo e Mídia (EJM) prorrogou  até 20 de março de 2022 a chamada de artigos para o dossiê temático sobre as contribuições dadas à área pelo professor e pesquisador Nilson Lage.  O dossiê estimula a produção de artigos que discutam as contribuições de Nilson Lage em uma perspectiva histórica ou confrontada com as transformações atuais dos ambientes jornalístico, midiático e político. O professor e pesquisador Nilson Lage faleceu no dia 23 de agosto de 2021.

A submissão de artigos deve ser feita através do sistema da revista EJM (ver abaixo).  O dossiê é parte da edição 2022/1 da revista EJM, prevista para publicação em junho de 2022 e que trará também artigos recebidos em fluxo contínuo para a seção Temas Livres.

 

Estudos em Jornalismo e Mídia: chamada de artigos

Edição: Volume 19 nº 1 (2022/1)

Dossiê - Nilson Lage: contribuições para os estudos de jornalismo e mídia

 

Em seus mais de 50 anos de atividade acadêmica, Nilson Lage se destacou pelo pioneirismo no esforço de compreender teoricamente as técnicas jornalísticas, os mecanismos de controle da opinião pública e os interesses ocultados pelos mesmos. A partir de sua extensa obra, que demonstra a complexidade dessas questões e ajuda a explicá-las, como intelectual militante, Nilson Lage marcou sua atuação pública pela defesa do aperfeiçoamento da profissão e do ensino superior específico em jornalismo, assim como pela denúncia da opressão e do imperialismo que sempre impediu e segue impedindo o desenvolvimento autônomo do povo brasileiro, com a cumplicidade da grande mídia nacional. Publicou os livros Ideologia e Técnica da Notícia (1979, 2001, 2012, 2021); Linguagem Jornalística (1985, com oito edições até 2006); Estrutura da Notícia (1985, com seis edições até 2006); Controle da Opinião Pública (1998); A Reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística (2001); e Teoria e Técnica do Texto Jornalístico (2005), alguns já esgotados, mas todos com os textos disponibilizados com livre acesso no site Nilson Lage: Observador do Mundo (www.nilsonlage.com.br).

O dossiê voltado ao legado de Nilson Lage aos estudos de jornalismo e mídia busca artigos que discutam as suas contribuições numa perspectiva histórica ou confrontada com as transformações dos ambientes jornalístico, midiático e político na atualidade. Nesse sentido, volta-se às seguintes temáticas de interesse:

  • Técnicas jornalísticas como objeto teórico;
  • Desenvolvimento e mutações na linguagem jornalística;
  • A reportagem jornalística na atualidade;
  • Profissão e identidade jornalística na era da produção de conteúdo;
  • Os conceitos de notícia e verdade na práxis jornalística;
  • Controle de opinião no contexto do capitalismo de plataformas;
  • Ideologia antinacional e antipovo na mídia hegemônica brasileira;
  • O ensino superior do jornalismo: desafios e perspectivas.

Além de outras relacionadas a sua vida e obra.

Editores convidados:

Eduardo Meditsch (UFSC) e Samuel Pantoja Lima (UFSC)

Datas importantes:

Envio de artigos: até 20 de março de 2022.

Respostas dos editores aos autores: até 10 de abril de 2022.

Publicação da edição: primeiro semestre de 2022.

Informações adicionais:

Formatação e encaminhamento dos textos:

https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/about/submissions#authorGuidelines

Submissões pelo sistema eletrônico:

https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/about/submissions#onlineSubmissions

 ATENÇÃO: Na página de rosto dos artigos ou nos comentários ao editor deverão constar a informação “Dossiê - Nilson Lage: contribuições para os estudos de jornalismo e mídia”