El defensor de la audiencia, nuevas herramientas en su labor alfabetizadora

Autores

  • Susana Herrera Damas Universidad Carlos III de Madrid
  • José Luis Requejo Alemán Universidad Carlos III de Madrid

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2010v8n1p56

Resumo

 

Nas sociedades democráticas, tradicionalmente, a mídia tem sido responsável pela supervisão das autoridades públicas, mas quem vigia aqueles que fiscalizam? Existem vários atores envolvidos na resposta a esta questão. Entre eles está o ombudsman, que pode exercer esse controle diretamente e também em resposta às reclamações dos usuários sobre alguns comportamentos não profissionais. É comum também que o ombudsman complete sua missão, contribuindo para um trabalho de alfabetização/literácia das audiências, de modo que essas exijam cada vez mais qualidade no jornalismo oferecido. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é descrever como a chegada de várias ferramentas tecnológicas alargam as oportunidades desta alfabetização/literácia. Basta abrir seu site, blog ou contas em redes como Facebook, Twitter, Linkedin ou Quora e se preparar para aprender. A seguir, oferecemos algumas das melhores práticas de alfabetização/literácia promovida pelos ombudsman de todo o mundo.

Biografia do Autor

Susana Herrera Damas, Universidad Carlos III de Madrid

Profesora Titular de Periodismo en el Departamento de Periodismo y Comunicación Audiovisual de la Universidad Carlos III de Madrid

José Luis Requejo Alemán, Universidad Carlos III de Madrid

Profesor en el Departamento de Periodismo y Comunicación Audiovisual de la Universidad Carlos III de Madrid

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Publicado

2011-05-06