El defensor de la audiencia, nuevas herramientas en su labor alfabetizadora
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2010v8n1p56Resumo
Nas sociedades democráticas, tradicionalmente, a mídia tem sido responsável pela supervisão das autoridades públicas, mas quem vigia aqueles que fiscalizam? Existem vários atores envolvidos na resposta a esta questão. Entre eles está o ombudsman, que pode exercer esse controle diretamente e também em resposta às reclamações dos usuários sobre alguns comportamentos não profissionais. É comum também que o ombudsman complete sua missão, contribuindo para um trabalho de alfabetização/literácia das audiências, de modo que essas exijam cada vez mais qualidade no jornalismo oferecido. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é descrever como a chegada de várias ferramentas tecnológicas alargam as oportunidades desta alfabetização/literácia. Basta abrir seu site, blog ou contas em redes como Facebook, Twitter, Linkedin ou Quora e se preparar para aprender. A seguir, oferecemos algumas das melhores práticas de alfabetização/literácia promovida pelos ombudsman de todo o mundo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Estudos em Jornalismo e Mídia, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes. A revista Estudos em Jornalismo e Mídia está sob a Licença Creative Commons