Experiências de usos do Facebook como estratégia de ensino de jornalismo digital
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2012v9n1p164Resumo
O presente artigo apresenta experiências de uso do Facebook como estratégia de ensino de jornalismo digital no contexto da cibercultura, tendo a apropriação da ferramenta Grupos em sala de aula como objeto de análise. Primeiramente resgatamos discussões teóricas sobre o ensino de jornalismo digital no Brasil e depois partimos para uma observação empírica da experiência de criação do Grupo Jornalismo Online I Segundas Feiras – construído e utilizado dentro da disciplina de Jornalismo Online I da graduação em Jornalismo da UNISINOS. Como resultados iniciais, sistematizamos quatro tipos de apropriação desse recurso: como mural de recados; para postagem de links de notícias e informações relativas aos conteúdos da disciplina; para envio dos trabalhos produzidos em aula e como forma de conversação informal entre os alunos e a professora. Esses usos contribuem e ampliam possibilidades de vivência teórico-prática das principais competências requeridas para o ensino e a aprendizagem do jornalismo digital.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Estudos em Jornalismo e Mídia, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes. A revista Estudos em Jornalismo e Mídia está sob a Licença Creative Commons