O papel da imprensa em língua portuguesa de Macau: a ética, a ideologia do profissionalismo e o Código Deontológico dos Jornalistas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2019v16n2p123Resumo
Em Macau, Região Autónoma Especial da China, existem dois códigos deontológicos dos jornalistas: um elaborado pela Associação de Imprensa em Português e Inglês de Macau e outro pela Associação de Jornalistas de Macau, não havendo no território nenhuma entidade reguladora nem ninguém que administre as regras ou sancione a atividade dos jornalistas, não sendo conhecidos nem reportados casos de censura. Todavia, e segundo o mais recente relatório dos direitos humanos referente a esta pequena região da Ásia, “o Governo deu passos para limitar a cobertura de notícias desfavoráveis”, admitindo a prática de autocensura por órgãos de comunicação social.
Referências
CORNU, Daniel, Journalisme et vérité, Autre Temps, Genebra, 1998.
CORREIA, Fernando, Os Jornalistas e as notícias, Editorial Caminho, Lisboa, 1997.
ENCARNAÇÃO, José Miguel, “Imprensa Portuguesa de Macau – Enquadramento na realidade jurídica e social da RAEM”, Administração, n.81, vol. XXI, 2008.
KANT, E., Fundamentação da metafísica dos costumes, trad. port.,
Editora Atlântida, Coimbra, 1960.
WARD, Stephen J. A. “Ethics for the New Mainstream.” In The New Journalist: Roles, Skills, and Critical Thinking, Eds. Paul Benedetti, Tim Currie and Kim Kierans: Edmond Montgomery Publications, Toronto, 2010.
WOLTON, Dominique, Penser la communication, Flammarion, Paris, 1997.
WOODROW, Alain, Informação manipulação, Publicações Dom Quixote, Lisboa, 1991.
ZANTOVSKY, Petr, Ceská politika a media po roce 1989, Institut Václava Klause, Praga, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Estudos em Jornalismo e Mídia, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes. A revista Estudos em Jornalismo e Mídia está sob a Licença Creative Commons