Em busca da performance jornalística no TikTok: uma análise do Estadão e da Folha de S.Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2022.e85604

Palavras-chave:

TikTok, Performance jornalística, Jornalismo

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender de que modo dois grandes veículos do país – o Estadão e a Folha de S.Paulo – se apropriam do TikTok para performar jornalisticamente. De posse do aporte metodológico da Análise de Conteúdo (AC), analisamos todos os vídeos publicados pelos canais dos respectivos jornais durante os meses de maio, junho e julho de 2021. Dos achados, destacamos, no perfil da Folha, uma tentativa de “formatar” a linguagem jornalística para este aplicativo, adequando a narrativa aos recursos da plataforma e ao perfil dos usuários, que são, em sua maioria, jovens. O Estadão, por sua vez, não denota esta preocupação, replicando técnicas do telejornalismo na produção dos vídeos. Constata-se, portanto, a necessidade de superação de alguns cânones do campo profissional para que o TikTok seja utilizado de forma atrativa e eficiente, tendo em vista que pode ser estratégico para fidelizar o público jovem.

Biografia do Autor

Patrícia Regina Schuster, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)

Professora dos Cursos de Comunicação e Fotografia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Doutora em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Desenvolvimento Regional pela Unisc. Jornalista pela Unisc.

Vivian Belochio

Professora associada da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) no mestrado profissional em Comunicação e Indústria Criativa e no curso de Jornalismo. Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Estágio pós-doutoral em Comunicação pela UFSM.

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Publicado

2022-06-29