O fenômeno da terceirização e a divisão sociossexual e racial do trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02592018v21n3p484

Resumo

Este texto tem como objetivo realizar uma análise em relação a terceirização com ênfase na divisão sociossexual e racial do trabalho. Compreendemos que há diferenciação em relação aos rebatimentos da terceirização em se tratando das mulheres negras, uma vez que a formação social brasileira está assentada no racismo, no patriarcado e no colonialismo. Nesse caminho, dividimos o artigo em três partes: no primeiro momento traremos elementos que definem o que é a terceirização; em seguida abordaremos sobre esse fenômeno no setor público e, por fim, trataremos do tema da terceirização e seus efeitos a partir da divisão sociossexual e racial do trabalho.

Biografia do Autor

Rachel Gouveia Passos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizando pós- doutorado em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora Adjunta Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Cláudia Mazzei Nogueira, Universidade Federal de São Paulo, Santos, São Paulo

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Publicado

2018-11-30