Da relação com o saber medicalizante às práticas escolares em Florianópolis

Autores

Resumo

O presente trabalho versa sobre a presença do saber medicalizante nas escolas públicas municipais de Florianópolis (SC). Ao problematizar a medicalização da educação formal, nos perguntamos sobre as consequências para o (in)sucesso escolar da(o) aluna(o) e a sua função ideológica que tende a ocultar a escola como reprodutora das desigualdades sociais. Demarcada no campo da sociologia da educação, esta pesquisa assume uma perspectiva quanti-quali, partindo do estudo da produção acadêmica relacionada ao fenômeno e das políticas educacionais e de saúde sobre práticas (não) medicalizantes para, em seguida, proceder ao “[...] estudo concreto dos contextos singulares de acção [...]” (SARMENTO, 2011, p. 4), com utilização de procedimentos de base empírica. Neste ensaio pretende-se refletir sobre a problematização do conceito de medicalização como instrumental para a pesquisa, a partir da concepção teórico-metodológica sartreana no campo da sociologia da educação. Por fim, analisamos aspectos da pesquisa sociológica sobre o tema da medicalização, constatando crescente interesse no campo escolar, bem como uma demarcação da abordagem sócio-histórica e relacionada a antipsiquiatria.

Biografia do Autor

Lara Beatriz Fuck, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, SC, Brasil.

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Formação em Psicologia Científica Existencialista (1997), pelo NUCA - Núcleo Castor de Estudos e Atividades em Existencialismo. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil (2010). Doutoranda em Educação, na Linha de Sociologia e História da Educação, no Programa de Pó-Graduação em Educação (UFSC). Integrante e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea, coordenado pelo Prof. Alexandre Fernandez Vaz. Psicóloga proprietária do Consultório Relações. Integrante do Núcleo Castor de Estudos e Atividades em Existencialismo (NUCA). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica (desde 1998), Psicologia Infantil e Psicologia da Educação (desde 1994).

Fabio Machado Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, SC, Brasil.

Fábio Machado Pinto é graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991-1994), possui formação em Psicologia Existencialista pelo Núcleo Castor (1997-2000), mestrado em Sociologia pela Universidade Técnica de Lisboa (1995-1998), mestrado (2004-2005) e doutorado (2005-2012) em Sciences de Léducation - Université de Paris 8. Como professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, desde 1996, tem atuado nas disciplinas de Metodologia e Estágio Supervisionado Educação Física, Infância e Educação do Corpo, Capoeira. É professor permanente dos programas de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado) e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea, coordenado pelo Prof. Alexandre Fernandez Vaz. Desde 2012, é supervisor do subprojeto de Educação Física do PIBID/CAPES/UFSC desde 2012. Concluiu doutorado em Ciências da Educação na Université Paris 8 - Saint Denis, trabalhando na équipe ESCOL/CIRCEFT com os professores Elisabeth Bautier, Patrick Rayou, Ridha Ennafaa, Bernard Charlot. Os estudos de tese foram concluídos com o titulo: "Pratiques Corporelles et le Rapport aux savoirs : logiques et processus de mobilisation à laprentissage des pratiques corporelles em Éducation Physique au Brésil", tese defendida com orientação de Jean-Yves Rochex. Realizou seminários junto à Université Paris 5 ? René Descartes (Sociogie de lEnfance, Prof. Regine Sirota) e na Ecole de Hautes Etudes en Sciences Sociales (Histoire du Corps, Prof. Georges Vigarello). Desde 2012 vem participando da rede de pesquisa Mercosul na Universidad Nacional de La Plata, Argentina, na Universidad de La República, Uruguai. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia da educação de do esporte, formação de professores, processos de Escolarização, com ênfase nas experiências corporais, estudos biográficos, educação popular e capoeira.

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Publicado

2019-11-08