Editorial

Autores

Palavras-chave:

Direitos humanos, Democracia, Neoconservadorismo

Resumo

O presente número da Revista Katálysis está voltado para uma análise crítica de temas centrais e vitais na atual conjuntura política do Brasil, tomando como eixo central de interpretação a dinâmica das relações entre a luta de classes, a produção e reprodução das relações sociais e as ideologias. Ao mesmo tempo, procura enfocar as repercussões desses temas para a profissão de Serviço Social, tomada em suas particula- ridades, mediações e contradições com esse contexto histórico mais abrangente. Essa perspectiva expressa uma posição teórico-metodológica (e ídeo-política) articulada a uma questão de método, vinculada ao materia- lismo histórico, à categoria de totalidade e à razão dialética. Mediante esse quadro referencial, os artigos analisam seus objetos de estudo a partir de um fio condutor que lhes confere unidade, relacionando seus problemas de pesquisa às contradições históricas concretas do desenvolvimento do capitalismo no Brasil.

Biografia do Autor

Jamerson Murillo Anunciação de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Prof. Dr. do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba. Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco.

Marcelo Sitcovsky, Universidade Federal da Paraíba

Prof. Dr. do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba. Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco.

Publicado

2020-05-15