Reflexões sobre a pós-graduação em Serviço Social no Brasil através do perfil dos docentes

Autores

  • Vera Maria Ribeiro Nogueira Universidade Católica de Pelotas. Programa de Pós-graduação em Política Social
  • Maria Lúcia Teixeira Garcia Professora do Programa de Pós-graduação em Política Social e do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-1982-02592017v20n2p155

Palavras-chave:

Serviço Social, Ensino Superior, Programas de pós-graduação, Perfil docente

Resumo

Este artigo aborda questões relacionadas ao corpo docente dos programas de pós-graduação em Serviço Social no Brasil. Inicialmente traça uma retrospectiva da pós-graduação no país e descreve a constituição da área do Serviço Social em três momentos: o período inicial, entre as décadas de 1970 e 1980; o período de expansão, entre 1990 e 2005; e o período atual, entre 2006 e 2016. Indica os impasses vivenciados pelos primeiros programas em relação à insuficiência de doutores. A seguir, apresenta o perfil atual dos professores que integram os programas da área do Serviço Social. Os dados foram obtidos junto a CAPES, Geocapes e relatórios de programas, e analisados através da análise estatística descritiva e análise de conteúdo. Concluindo, evidenciamos a tendência crescente de qualificação e expansão do número de docentes marcadamente após o ano 2000. Destacamos o crescimento dos cursos de doutorado, entretanto, a relação percentual entre docente e discente não sofreu alterações significativas.

Biografia do Autor

Vera Maria Ribeiro Nogueira, Universidade Católica de Pelotas. Programa de Pós-graduação em Política Social

Assistente Social. Professora do Programa de Pós-graduação em Política Social da UCPEL e professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UFSC. Pesquisadora do CNPq.

Maria Lúcia Teixeira Garcia, Professora do Programa de Pós-graduação em Política Social e do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo

Assistente social, doutora em Psicologia Social (Universidade de São Paulo - USP). Professora
do Programa de Pós-Graduação em Política Social e do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo
Bolsista do CNPq e FAPES. Coordenadora do
Grupo de Estudos em Políticas Públicas ‘Fênix’ da UFES. E-mail: lucia-garcia@uol.com.br.

Publicado

2017-06-29