Trabalho socioeducativo no Serviço Social à luz de Gramsci: o intelectual orgânico

Adriana Giaqueto Jacinto

Resumo


http://dx.doi.org/10.1590/1414-49802017.00100009

 

Este ensaio aborda a contribuição do pensamento de Gramsci para o Serviço Social tendo como referência a apreensão das relações entre política e cultura, com ênfase na dimensão educativa do trabalho do assistente social. O questionamento central é, se o(a) assistente social, enquanto profissional que trabalha com a classe expropriada de seus direitos fundamentais, pode assumir o papel de intelectual orgânico, na concepção gramsciana. Parte da história de vida e obra de Gramsci para situar o conceito de intelectual orgânico e sua relação com outros conteúdos imbricados na temática da política e cultura, refletindo sobre a ampliação do entendimento de prática pedagógica, apreendendo-a no amplo processo de lutas de classes, vinculado à questão da hegemonia.


Palavras-chave


Intelectual orgânico; Gramsci; Serviço Social; Dimensão educativa

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R. Katál. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil eISSN: 1982-0259  

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