Trabalho, desemprego e identidade: estudo de caso em uma empresa privatizada do setor de telecomunicações

Autores

  • Suzana da Rosa Tolfo UFSC - Florianópolis - SC
  • Daniela Althoff Philipi USJ - São José - SC
  • Caroline de Alencastro Grandi UFSC - Florianópolis - SC
  • Dhiancarlos Picinin UFSC - Florianópolis - SC
  • Thaís Ribeiro Noernberg UFSC - Florianópolis - SC

Resumo

 

A globalização e o modelo neo-liberal têm gerado transformações no mundo do trabalho. Palavras como fim do emprego, terceirização, flexibilidade e precarização estão na ordem do dia das organizações ao mesmo tempo em que o Estado tem se desvencilhado das funções de promover o bem-estar social, repassando-as à iniciativa privada. Um setor estatal brasileiro representativo destas tendências é o das telecomunicações. Este artigo relata os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo desenvolver a escuta em torno da vivência dos demitidos de uma empresa de telecomunicações de Santa Catarina. As falas dos sujeitos mostram que suas identidades de classe-que-vive-do-trabalho foram visceralmente impactadas. A exclusão social é acompanhada pelo sentimento de injustiça, diante da falta de critérios para as demissões e pelos sentimentos de medo e sofrimento frente às vivências de ser desligado da empresa e, em muitos casos, de fazer parte do exército de reserva dos desempregados.

Biografia do Autor

Suzana da Rosa Tolfo, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Psicologia pela UFSC (1985), especialização em Dificuldades de Aprendizagem pela UDESC (1986), mestrado em Administração pela UFSC (1991) e doutorado em Administração pela UFRGS (2000). Atualmente é Professor Adjunto da UFSC, Membro de corpo editorial da READ - Revista Eletrônica da Administração (UFRGS), Membro de corpo editorial da Revista Psicologia Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional atuando principalmente nos seguintes temas: macro tendências organizacionais, crescimento humano, qualidade total e subjetividade.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Daniela Althoff Philipi, USJ - São José - SC

Possui Graduação em Administração pela UFSC (2002) e Mestrado em Administração pela mesma Universidade (2005). É professora concursada do Centro Universitário Municipal de São José USJ (fevereiro/2007), na área de Administração Geral, onde leciona atualmente as disciplinas de Teoria Geral da Administração I e II e Estágio I e lecionou as disciplinas Administração da Produção e Operações I e Administração da Produção e Operações II e Organização, Sistemas e Métodos.

Caroline de Alencastro Grandi, UFSC - Florianópolis - SC

Acadêmica do curso de Administração - UFSC.

Dhiancarlos Picinin, UFSC - Florianópolis - SC

Possui aperfeiçoamento em Contemporaneidade e constituição do sujeito pela UFSC (2004). Graduação em Administração pela UDESC (2002), graduação em Psicologia pela UFSC (1999) e curso técnico/profissionalizante em Técnico em Eletrônica pelo CEFET/PR (1994-1997).

Thaís Ribeiro Noernberg, UFSC - Florianópolis - SC

Acadêmica do curso de Administração - UFSC.

Downloads

Publicado

2004-01-01