Globalização, modernidade e individualização social

Autores

  • Myriam R. Mitjavila UFSC - Florianópolis - SC
  • Cristiane da Silva de Jesus UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Palavras-chave:

Modernidade, Globalização, Individualização social e trajetórias biográficas, Modernity, Globalization, Social individualization, Biographic trajectories

Resumo

 

O artigo examina as características e bases institucionais dos processos de individualização social em contextos de modernidade tardia e globalização do espaço social. A individualização refere-se aos mecanismos e processos que tornam a percepção dos problemas sociais como problemas individuais, em função de disposições psicológicas e familiares. Globalização e individualização apresentam-se como duas faces de um novo modo de societalização. Este novo padrão de articulação das relações indivíduo/sociedade exprime na biografização dos problemas sociais algumas das mais dramáticas conseqüências do enfraquecimento da problematização do social no espaço público e na ação coletiva.

Biografia do Autor

Myriam R. Mitjavila, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Serviço Social pela PUCRGS (1979), graduação em Sociología del Desarrollo pelo Centro Latinoamericano de Economía Humana (1982) e doutorado em Sociologia pela USP (1999). Atualmente é Professor Adjunto e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFSC, experto - Programa Alban, professor participante da USP, professor participante - Universidad Nacional de La Matanza e colaboradora do Doutorado em Ciências Sociais da Universidad de la República - Uruguai. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: risco, sociologia da saúde, biopolítica.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Cristiane da Silva de Jesus, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Serviço Social pela UFSC (1998) e especialização em Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes pela USP (2000).

Downloads

Publicado

2004-01-01