A centralidade do trabalho em educação: retornar ao ato de ensinar na sala de aula

Autores

  • Roberto della Santa Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-0259.2022.e80054

Resumo

O ato de ensinar encontra-se em situação de risco. É preciso protegê-lo, acarinhá-lo e abrir caminho. Nunca antes foi tão necessário. A isso se propõe tal ensaio. Através do método dialético, com vasta tradição no pensamento humanístico, a exposição a seguir tem como objetivo plasmar um inquérito crítico – através da revisão bibliográfica, da crítica metodológica e de apontamentos obtidos via pesquisa-ação-participante realizada em todo o território português (2017-2020) – sobre a forma e o sentido do ato de ensinar, na sala de aula, como a unidade indivisível e elemental mais básica do trabalho em educação em todos os níveis, modalidades e formatos realmente existentes.

Biografia do Autor

Roberto della Santa, Universidade Nova de Lisboa

Doutor em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista
(UNESP/ Marília)
Investigador Integrado do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e
Humanas na Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Professor Convidado do Programa de Pós-Graduação de Serviço Social e Desenvolvimento Regional da
Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil
Co-Coordenador Científico do Observatório para as Condições de Trabalho e Vida, Projecto
Nova4TheGlobe, Lisboa, Paris e Rio de Janeiro (Portugal, França e Brasil)

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Publicado

2022-01-20