Volência, Saúde e Classes Sociais
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-0259.2021.e80360Resumo
Ao iniciar essas breves linhas para o editorial que abre o presente número da Revista Katályses, sob o mote: Violência, Saúde e Classes Sociais, destaca-se o assassinato de João Alberto, homem negro de 40 anos, que “foi espancado e morto por dois seguranças em uma unidade da rede de supermercado Carrefour, em Porto Alegre” (CARTA CAPITAL, 2020). A execução pública teve como carrasco dois suspeitos, sendo um deles policial militar e o outro segurança da loja. Tal selvageria ocorreu na véspera do dia da consciência negra, 20 de novembro, e se apresenta não como a violência velada, pois este fato lamentável teve expectadores que não apenas assistiram às cenas, como também filmaram e depositaram o conteúdo na internet, que viralizou.
Referências
ABÍLIO, Ludmila Costhek Da revenda dos produtos da Natura ao motorista Uber: a generalização do trabalho informal: entrevista com Ludmila Costhek Abílio. Fórum de Entrevistas e Debates de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9Qx_VUWMl6w&t=1191s. Acesso em: 06, jan. 2021.
BBC NEWS. Caso George Floyd: morte de homem negro filmado com policial branco com joelho em seu pescoço causa indignação nos EUA. BBC News, 27, mai., 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52818817. Acesso em: 07, mar., 2021.
BRASIL. Painel Coronavírus. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 12, mar., 2021.
CALLINICOS, A. Capitalismo e racismo, jan.1993, mimeo.
CARTA CAPITAL. Homem negro é espancado e morto por seguranças do Carrefour em Porto Alegre. Crime acontece nas vésperas do Dia da Consciência Negra. Carta Capital. Sociedade. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/homem-negro-e-espancado-e-morto-por-segurancas-do-carrefour-em-porto-alegre/. Acesso em: 05, mar., 2021.
FBSP - FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 2020. BUENO, Samira; LIMA, Renato Sérgio de. (Coords). Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2020/10/anuario-14-2020-v1-interativo.pdf. Acesso em: 05, mar. 2021.
MBEMBE, A. Necropolitica, biopoder, soberania, Estado de exceção, política da morte. 3a ed. São Paulo: M1 edições, 2018.
MOURA, C. O negro, de bom escravo a mau cidadão? Rio de Janeiro: Conquista, 1977.
VILHENA, A. Pandemia torna mais explícita desigualdade étnico-racial no Brasil e moradores de favela se organizam coletivamente para sobreviver. Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz. Violência e Saúde. Disponível em: https://cee.fiocruz.br/?q=desigualdade-etnico-racial-no-Brasil-entrevista-Palloma-Menezes. Acesso em: 07, mar., 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública. A Revista adotou a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite copiar, distribuir e reproduzir em qualquer meio, bem como adaptar, transformar e criar a partir deste material, desde que para fins não comerciais e que seja fornecido o devido crédito aos autores e a fonte, inserido um link para a Licença Creative Commons e indicado se mudanças foram feitas. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou um capítulo de livro).