PINK TAX: por que as mulheres pagam mais do que os homens pelos mesmos serviços? um estudo exploratório nas cinco maiores regiões metropolitanas do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-0259.2024.e93288

Palavras-chave:

Pink Tax, Desigualdade de Gênero no Mercado, Discriminação de Preços

Resumo

Evidências sobre a prática de preços mais elevados em produtos e serviços voltados ao público feminino, conhecida como pink tax, são observadas em diversos países no mundo. No Brasil, a literatura existente sobre o tema ainda é extremamente incipiente, além de focar sobretudo nos preços de produtos. Em primeiro lugar, o artigo faz uma revisão da literatura internacional e brasileira acerca do tema da pink tax. Na sequência, apresentamos os nossos próprios resultados de pesquisa. Investigamos a existência da pink tax nos serviços de lavanderia e salões de beleza das cinco maiores regiões metropolitanas do Brasil. O artigo também discute a relação entre gênero e espaço econômico, a natureza econômica da pink tax do ponto de vista da economia tradicional e o consumo feminino frente alguns estereótipos atribuídos às mulheres na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Brena Paula Magno Fernandez, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Pós-Doutorado em Filosofia da Ação pela Universidade do Porto (2017), Pós-Doutorado em Filosofia da Ciência pela Universidade de São Paulo (2007), Doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), Especialização em Filosofia Econômica pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1993), Especialização em Lógica, Filosofia Prática e Filosofia Econômica pela Johann Wolfgang von Goethe Universität - Frankfurt (1995) e Graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de filosofia da ciência, com ênfase em metodologia científica, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia e metodologia da economia, filosofia das ciências sociais, imbricação entre ciência e valores e racionalidade econômica. 

Lara Pinheiro e Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Pesquisadora no Núcleo de Estudos em Economia Feminista (CNPq).

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Publicado

2024-07-12