PINK TAX: por que as mulheres pagam mais do que os homens pelos mesmos serviços? um estudo exploratório nas cinco maiores regiões metropolitanas do Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-0259.2024.e93288

Palabras clave:

Pink Tax, Desigualdade de Gênero no Mercado, Discriminação de Preços

Resumen

Evidências sobre a prática de preços mais elevados em produtos e serviços voltados ao público feminino, conhecida como pink tax, são observadas em diversos países no mundo. No Brasil, a literatura existente sobre o tema ainda é extremamente incipiente, além de focar sobretudo nos preços de produtos. Em primeiro lugar, o artigo faz uma revisão da literatura internacional e brasileira acerca do tema da pink tax. Na sequência, apresentamos os nossos próprios resultados de pesquisa. Investigamos a existência da pink tax nos serviços de lavanderia e salões de beleza das cinco maiores regiões metropolitanas do Brasil. O artigo também discute a relação entre gênero e espaço econômico, a natureza econômica da pink tax do ponto de vista da economia tradicional e o consumo feminino frente alguns estereótipos atribuídos às mulheres na contemporaneidade.

Biografía del autor/a

Brena Paula Magno Fernandez, Universidad Federal de Santa Catarina

Possui Pós-Doutorado em Filosofia da Ação pela Universidade do Porto (2017), Pós-Doutorado em Filosofia da Ciência pela Universidade de São Paulo (2007), Doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), Especialização em Filosofia Econômica pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1993), Especialização em Lógica, Filosofia Prática e Filosofia Econômica pela Johann Wolfgang von Goethe Universität - Frankfurt (1995) e Graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de filosofia da ciência, com ênfase em metodologia científica, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia e metodologia da economia, filosofia das ciências sociais, imbricação entre ciência e valores e racionalidade econômica. 

Lara Pinheiro e Silva, Universidad Federal de Santa Catarina

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Pesquisadora no Núcleo de Estudos em Economia Feminista (CNPq).

Citas

AAKER, D. A; KUMAR V.; DAY, G. S. Marketing Research. 13th Edition. Hoboken: Wiley, 2018.

BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Portugal: Edições 70, 2009.

CHRISTOVAM, A. et al. Cliente oculto: um estudo da técnica na pesquisa qualitativa. 2009. 97 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

DE BLASIO, B.; MENIN, J. From Cradle to Cane: The cost of being a female consumer. New York City Department of Consumer Affairs. New York, 2015. 76 p. Disponível em: https://www1.nyc.gov/assets/dca/downloads/pdf/partners/Study-of-GenderPricing-in-

NYC. Acesso em: 10 out. 2023.

DUESTERHAUS, M. et al. The cost of doing femininity: Gendered disparities in pricing of personal care products and services. Gender Issues, v. 28, n. 4, p. 175-191, 2011.

FEDERAL ANTI-DISCRIMINATION AGENCY. First German study on gender-based price differentiation: Women often pay more for services than men/Lüders: no to purely gender-based pricing of haircuts and dry-cleaning services. Antidiskriminierungsstelle, [S. l.], 20 dez. 2017. Disponível em: https://www.antidiskriminierungsstelle.de/SharedDocs/pressemitteilungen/EN/2017/20171220_

PK_Preisdifferenzierung.html. Acesso em: 01 set. 2023.

FERNANDEZ, B.; EHLERS, A. C. Pink Tax: por que elas pagam mais do que eles? Uma análise à luz da Economia Feminista. Florianópolis: Peregrinas, 2022.

LANA, L. C. de C.; SOUZA, C. B. de. A consumidora empoderada: publicidade, gênero e feminismo. Intexto, Porto Alegre, n. 42, p. 114-134, maio/ago. 2018.

LIPOVETSKY, G., SERROY, J. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. 1. ed. Brasil: Companhia das Letras, 2015.

LISTON-HEYES, C.; NEOKLEUS, E. Gender-based pricing in the hair dressing industry. Journal of Consumer Policy, v. 23, n. 2, p. 107–126. 2000.

MANZANO-ANTÓN, R.; MARTINEZ-NAVARRO, G.; GAVILAN-BOUZAS, D. Gender identity, consumption and price discrimination. Revista Latina de Comunicación Social, n. 73, p. 385–400, 2018.

MARIANO, F. Taxa Rosa. São Paulo: Escola Superior de Propaganda e Marketing, 2018.

NORONHA, A. L. S.; CHRISTINO, J. M. M.; FERREIRA, F. L. Oportunismo do Mercado, Precificação, Discriminação e Gênero: uma revisão sistemática sobre o Pink Tax. In: ENCONTRO DA ANPAD, 44., 2020.

PISCITELLI, T et al. Tributação e gênero. JOTA, 2019. Disponível em: https://www.jota.info/opiniao-e-analise/artigos/tributacao-egenero-03052019. Acesso em: 10 out. 2022.

YAZICIOĞLU, A. E. Pink tax and the law: discriminating against women consumers. London: Routledge, 2018.

Publicado

2024-07-12