PINK TAX: por que as mulheres pagam mais do que os homens pelos mesmos serviços? um estudo exploratório nas cinco maiores regiões metropolitanas do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-0259.2024.e93288Palabras clave:
Pink Tax, Desigualdade de Gênero no Mercado, Discriminação de PreçosResumen
Evidências sobre a prática de preços mais elevados em produtos e serviços voltados ao público feminino, conhecida como pink tax, são observadas em diversos países no mundo. No Brasil, a literatura existente sobre o tema ainda é extremamente incipiente, além de focar sobretudo nos preços de produtos. Em primeiro lugar, o artigo faz uma revisão da literatura internacional e brasileira acerca do tema da pink tax. Na sequência, apresentamos os nossos próprios resultados de pesquisa. Investigamos a existência da pink tax nos serviços de lavanderia e salões de beleza das cinco maiores regiões metropolitanas do Brasil. O artigo também discute a relação entre gênero e espaço econômico, a natureza econômica da pink tax do ponto de vista da economia tradicional e o consumo feminino frente alguns estereótipos atribuídos às mulheres na contemporaneidade.
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