Violência social e escola. Um relato empírico na perspectiva de bairros críticos

Autores

  • Claudia Krmpotic Unlam - Buenos Aires - Argentina
  • Micaela Farré Unlam - Buenos Aires - Argentina

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-49802008000200005

Resumo

Este artigo apresenta os resultados do trabalho de pesquisa realizado entre 2005 e 2007, com o objetivo de analisar o problema da violência social e do delito juvenil no âmbito territorial do município mais extenso e populoso do Conurbano Bonaerense, na Província de Buenos Aires,Argentina. Foi delineada uma abordagem pelo prisma da instituição escolar, considerada ator relevante no processo de construção de identidade dos jovens, e agência promotora da inclusão social. Apesar das mudanças que experimenta, constitui um espaço re-contextualizador das experiências dos grupos primários e do entorno social no qual as crianças e jovens participam, criando condições de educabilidade. O propósito dos pesquisadores foi reconhecer as disposições e percepções dos atores educativos (alunos, docentes, diretores e equipes de orientação escolar) a respeito da violência e do delito, assim como detectar processos de etiquetagem, invisibilização e ocultamento.

Biografia do Autor

Claudia Krmpotic, Unlam - Buenos Aires - Argentina

Possui doutorado em Serviço Social pela PUC-SP. Investigadora del Conicet. Docente de grado y posgrado, e investigadora en las Universidades Nacionales de Buenos Aires, La Matanza, y del Centro de la Provincia de Buenos Aires.

Micaela Farré, Unlam - Buenos Aires - Argentina

Licenciada en Trabajo Social por la Universidad Nacional de La Matanza. Becaria de investigación y maestranda en la Unlam.

Downloads

Publicado

2008-01-01