Questões para o trabalho profissional do Assistente Social no processo transexualizador

Autores

Resumo

Reflete-se as possibilidades ao trabalho profissional dos(as) assistentes sociais no processo transexualizador brasileiro a partir de uma pesquisa documental em resoluções e dispositivos ético-políticos produzidos pelo Serviço Social brasileiro. Aponta-se a defesa do nome social, a luta contra trans-travestifobia, o trabalho com as famílias, com as redes sócioassistenciais e a construção da consciência sanitária, como rico campo para intervenção profissional nesse programa. Conclui-se que apesar de não haver uma nota técnica que norteie o trabalho profissional nesse programa, as orientações para o trabalho profissional junto à população trans no Sistema Único de Saúde encontram-se no conjunto do Projeto Ético-Político Profissional.

Biografia do Autor

Pablo Cardozo Rocon, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso

Bacharel em Serviço Social, Mestre em Saúde Coletiva e Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor Assistente no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Francis Sodré, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo

Assistente Social. Doutorado em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Marco José de Oliveira Duarte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Assistente Social, Sanitarista e Psicólogo. Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Adjunto da Faculdade de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

2018-11-30