Serviço social e pesquisa científica: uma relação vital para a formação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02592020v23n1p81

Resumo

A formação profissional em Serviço Social demanda a interação com inúmeros fatores da vida cotidiana, sendo a pesquisa científica um dos meios adotados para conhece-los. Partindo deste pressuposto, objetivamos problematizar o lugar da pesquisa científica em nossa formação profissional, bem como apontar alguns desafios inerentes a esta atividade teórico-prática evidenciando a sua importância no processo de ensino-aprendizagem. A discussão está estruturada em uma breve introdução; depois trataremos sobre o sentido da pesquisa científica; em seguida problematizaremos a importância desta na formação profissional em Serviço Social; por fim, apontaremos algumas reflexões sobre a temática em tela. Fundamentando-se em uma revisão de literatura, sob a luz da teoria social crítica, consideramos que a dimensão investigativa, em meio as contradições do sistema econômico e o culto aos estigmas sociais e culturais, é de ímpar relevância para uma profissão comprometida com a ruptura de análises discriminatórias e a construção de uma sociedade humanamente emancipada.

Biografia do Autor

Luciene Araújo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Bacharela em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) (2017). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Direitos Sociais da UERN (2018), sendo bolsista CAPES no período de 09/2018 a 08/2019. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas (GEPP/UERN) desde 2017. 

Gilcélia Batista de Góis, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Professora adjunta da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Direitos Sociais (PPGSSDS/UERN-Mestrado). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (GEPP/FASSO/UERN). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Terceira Idade (NEPTI/FASSO/UERN). Assessora de Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PROEG). 

Gleidiane Almeida de Freitas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2018).Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), durante um ano (2017-2018). Interessa-se, em estudar e pesquisar sobre as seguintes temáticas: Políticas Sociais, Serviço Social, Participação e Controle Social. Atualmente está participando do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre a Terceira Idade (NEPTI) da Faculdade de Serviço Social) e da Frente Mossoroense Contra a Privatização da Saúde.

Mariana Gleicy de Oliveira Silva Sousa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Assistente social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Técnico em Logística - Universidade Potiguar (UNP). Auxiliar Administrativo ? Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) Foi estagiária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte ( Estagio Obrigatório) um ano e meio- 2017-2018. Estagiária do Ministério Publico do Estado do Rio Grande do Norte(2018-2019).

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Publicado

2020-02-13