Educação infantil e mundo político

Autores

  • Deise Gonçalves Nunes UFF - Niterói - RJ

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-49802009000100011

Resumo

Neste estudo, analisa-se a forma como a organização de saberes e práticas no campo da Educação Infantil reflete e condiciona a internalização da ideia de mundo político, tanto na dimensão do conformismo e da reiteração da ordem quanto da resistência e construção de uma nova sociedade. Na primeira parte focaliza-se a educação infantil como produto histórico, demonstrando como as práticas inscritas no seu interior veem sendo tecidas a partir de uma determinada concepção de assistência social dominante no campo das políticas sociais. Na segunda, aborda-se o educador infantil como um ser social que tem parte de sua subjetividade formada a partir das determinações materiais de sua prática profissional. Por fim, apresenta-se, a título de conclusão, uma breve reflexão sobre a educação infantil como um acontecimento político que é socialmente determinado e que nos fala de relações e poderes que podem definir sociabilidades mais ou menos afeitas à ordem social dominante.

 

Biografia do Autor

Deise Gonçalves Nunes, UFF - Niterói - RJ

Possui mestrado em Serviço Social pela UFF (1983) e doutorado em Educação pela UFRJ (2000). Atualmente é professora associada I do Departamento de Serviço Social da UFF, coordena projetos de pesquisa e extensão na área de serviço social, educação infantil e direitos da criança e do adolescente. Participa do Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão sobre a criança de 0 a 6 e é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Políticas Públicas, Espaços Públicos e Serviço Social. Atualmente coordena o projeto de extensão Serviço Social no Colégio Universitário (Departamento de ensino Fundamental e Departamento de Educação Infantil) e dois projetos de pesquisa com bolsas de IC (CNPq e FAPERJ).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2009-06-03