Conselhos Municipais de Assistência Social: novas competências para o trabalho do assistente social

Autores

  • Angela Vieira Neves UnB - Brasília - DF
  • Cláudia de Oliveira Vicente Santos UnB - Brasília - DF
  • Suellem Henriques da Silva UnB - Brasília - DF

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-49802012000200003

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre os Conselhos Municipais de Assistência Social (CMAS) e a inserção dos assistentes sociais nesses espaços públicos no estado do Rio de Janeiro. Seu objetivo é trazer contribuições ao debate sobre as demandas impostas aos profissionais em Serviço Social frente aos conselhos gestores de políticas públicas e, mais especificamente, aos Conselhos Municipais de Assistência Social. Os procedimentos metodológicos combinaram um levantamento realizado através de pesquisa bibliográfica e documental de dados secundários, questionários aplicados por e-mail e consultas por telefone junto às secretarias de assistência social dos 92 municípios que compõem o estado do Rio de Janeiro, durante o período de setembro de 2010 a junho de 2011. Através dos dados levantados, foi possível concluir que há um aumento da participação dos assistentes sociais no espaço dos conselhos, principalmente a partir de 2000, quando lhes são atribuídas novas competências, aprofundando e qualificando sua atuação junto à gestão das políticas públicas.

Biografia do Autor

Angela Vieira Neves, UnB - Brasília - DF

Assistente Social formada pela UFF, Mestrado em Serviço Social pela PUC-RJ e Doutorado em Ciências Sociais pela Unicamp. Atualmente é professora Adjunta IV do Programa de Pós-Graduação em Política Social do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília.

Cláudia de Oliveira Vicente Santos, UnB - Brasília - DF

Graduada em Serviço Social pela UFF. Assistente Social na Associação de Integração de Deficientes (Assidef) e pesquisadora do GEPEDSS/UnB.

Suellem Henriques da Silva, UnB - Brasília - DF

Graduada em Serviço Social pela UFF e mestre em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP/UFF). Pesquisadora do GEPEDSS/UnB.

Downloads

Publicado

2012-12-05