Gênero e relações capitalistas de produção: uma reflexão a partir da perspectiva marxista

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre as relações de gênero e as relações capitalistas de produção. Esta análise tem como idéia central defender que a produção-reprodução social no capitalismo gera, necessariamente, como condição e resultado,
relações sociais de exploração de classe e de opressão de gênero. Nesse sentido, destaca-se a necessidade de compreender a categoria de gênero, em nível essencial, como relação de produção social. Da mesma forma, diferentes concepções de gênero são analisadas, a partir do destaque de alguns mitos/fetiches associados a esse tema. Posteriormente, as diferentes inter-relações estabelecidas entre as relações capitalistas de produção e as relações de gênero são analisadas a partir de um ponto de vista mais essencial; bem como sua expressão no atual estágio da globalização neoliberal. A crítica da Economia Política constitui o fundamento metodológico das análises desenvolvidas ao longo do artigo.

Biografia do Autor

Arelys Esquenazi Borrego, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo

Possui graduação em Economia - Faculdade de Economia, Universidade de La Habana (2012) e mestrado em Ciências Econômicas - Faculdade de Economia, Universidade de La Habana (2016). Foi professora instrutora - Faculdade de Economia, Universidade de La Habana. É investigadora em um equipe de cooperação internacional sobre "Os Sistemas de Proteção Social em América Latina" composto por pesquisadores de Brasil, Cuba e Chile. Também se desempenha como pesquisa do Instituto Nacional de Investigações Econômicas (INIE) e do Centro de Investigações da Economia Mundial (CIEM). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos e Política Social. Atualmente se encontra fazendo o doutorado em Política Social no Programa de Pós-Graduação de Política Social na Universidade Federal de Espírito Santo (UFES) como bolsista CAPES, na linha de pesquisa de Política Social, Subjetividade e Movimentos Sociais.

Publicado

2018-11-30

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)