Atribuições privativas, estudo socioeconômico e serviço social: o trabalho profissional na assistência estudantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-0259.2022.e84460

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar as particularidades da operacionalização do estudo socioeconômico no âmbito das Políticas de Assistência Estudantil dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Centro-Oeste do Brasil. A partir da perspectiva materialista histórica e dialética, a produção recorreu à pesquisa bibliográfica e documental para elucidar as características e configurações desta atribuição privativa que de longa data vem sendo alvo de debates no âmbito do Serviço Social, em face das imprecisões dispostas na Lei de Regulamentação da Profissão. Os resultados da pesquisa apontam para uma arena contraditória, em que a simplificação torna a operacionalização do estudo socioeconômico burocrático e limitador, em vez de ser um mecanismo de ampliação do acesso e da permanência na educação profissional e tecnológica pública.

Biografia do Autor

Marileia Goin, UNB

Assistente Social, Mestre e Doutora em Serviço Social. Pós-Doutora pela PUCSP. Docente da Graduação e da Pós-Graduação do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Fundamentos do Serviço Social e América Latina (GFAL). 

Adriana de Melo Miranda, IFMS

Assistente Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. Mestre em Política Social pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade de Brasília (UnB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Fundamentos do Serviço Social e América Latina (GFAL). 

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Publicado

2022-05-06