Prevalência racial e de gênero no perfil de docentes do ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-0259.2022.e84603

Resumo

A partir de uma abordagem interseccional e da análise dos microdados do Censo da Educação Superior, referente ao ano de 2018, o estudo teve por objetivo verificar o perfil racial e de gênero de docentes do magistério superior de instituições públicas e privadas. Para tanto, buscou-se, por meio de testes estatísticos e modelos de análise multivariada, verificar se existe primazia racial ou de gênero, além de prevalência de outros quesitos na ocupação do cargo de docência superior. Constatou-se a existência de disparidades raciais e de gênero na docência superior, sendo prevalentes os docentes brancos e do sexo masculino. Além disso, observaram-se associações significativas em relação à interseção de gênero e raça na ocupação deste espaço. A idade e a atuação profissional e o fato de ser uma instituição pública ou privada condicionaram as chances de homens não brancos e de mulheres em geral atuarem no ensino superior. Esses elementos sustentam a tese de primazia racial e de gênero amplamente discutidas na literatura especializada.

Biografia do Autor

Edimara Maria Ferreira, Universidade Federal de Viçosa

Doutoranda em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa.

Karla Maria Damiano Teixeira, Universidade Federal de Viçosa

PhD em Family Child Ecology pela Michigan State University nos Estados Unidos. Professora Titular do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa.

Marco Aurelio Marques Ferreira, Universidade Federal de Viçosa

Pós-Doutorado em Administração Pública por Rutgers University - The State University of New Jersey - USA (2011). Professor Associado da Universidade Federal de Viçosa.

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Publicado

2022-05-06