A sociedade autofágica: capitalismo, desmesura e autodestruição

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-0259.2023.e90202

Resumen

Anselm Jappe, autor da obra A sociedade autofágica: capitalismo, desmesura e autodestruição (2021) recentemente publicada no Brasil pela Editora Elefante, nasceu na Alemanha em 1962, é professor na Academia de Belas Artes de Sassari na Itália e um dos principais nomes da teoria crítica do valor (Wertkritik) numa intersecção entre os grupos Krisis e Exit!. Nesta obra, Jappe (2021) dá continuidade ao desenvolvimento de sua filiação teórica que parte da concepção marxiana de radicalidade, mais propriamente, que também não se deixa limitar pela tradição epistêmica dos múltiplos marxismos vinculados, por exemplo, à questão da luta de classes. Na esteira de um considerável conjunto de autores com maior ou menor vínculo teórico à Wertkritik, o autor mobiliza um amplo aparato conceitual ainda restrito no Brasil que se volta aos ideais que constituem historicamente a forma-sujeito moderna.

Biografía del autor/a

Cristiano José Steinmetz, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutorando em História da Arte. Programa de Pós-Graduação em História. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, São Paulo, Brasil

Talia Jeremias, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Mestranda em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.

Rafael Rodrigo Mueller, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Doutorado em Educação (UFSC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Programa de Pós-Graduação em Educação.

Citas

JAPPE, Anselm. A Sociedade Autofágica: capitalismo, desmesura e autodestruição. São Paulo: Editora Elefante, 2021. 336 p.

Publicado

2023-07-17