Intervenção precoce com crianças e famílias: desafio colaborativo para o serviço social

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-0259.2024.e95113

Palabras clave:

Risco, Crianças, Intervenção Precoce, Apoio Centrado na família, Serviço Social

Resumen

Neste ensaio realizamos uma autorreflexão da intervenção do Serviço Social na ANIP em famílias com crianças expostas a fatores de risco ambiental. Procedemos a uma revisão sistemática da literatura, salientando: (i) a importância da abordagem centrada na família e as suas interligações com as perspetivas dos sistemas transacional/ecológico e (ii) o contributo dos conceitos de Enabling/Empowering Families para a mudança de paradigma e, consequente, substituição de modelos clínicos/assistencialistas por uma intervenção onde a família emerge como elemento ativo/fundamental nos processos de mudança. Dos resultados destacamos: (i) os desafios colocados aos profissionais na implementação de práticas colaborativas junto das famílias e (ii) as exigências do trabalho em equipe de intervenção precoce, tanto ao nível do conhecimento dos referenciais teóricos subjacentes à mediação com famílias, como da capacitação para, quando em face de circunstâncias concretas, tomar decisões baseadas na evidência e nas especificidades das crianças/famílias, por forma a melhor responder às suas necessidades singulares.

Biografía del autor/a

Manuel Menezes, Instituto Superior Miguel Torga

Professor Auxiliar no Instituto Superior Miguel Torga – 2007 até ao presente. Investigador integrado no ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA.

Licenciatura em Serviço Social (1992, ISBB). Mestrado em Serviço Social (1998, ISSSL). Doutoramento em Ciências da Comunicação (2007, FCSH/Universidade Nova de Lisboa). Doutoramento em Serviço Social (2018, ISCTE-IUL).

Coordenador da Licenciatura em Design de Comunicação (ISMT, 2008/2017). Professor Adjunto Convidado na ESE – IPCB (2021-2022); Professor Auxiliar Convidado na FPCE – UC (2020/2021); Professor Adjunto Convidado na ESTG – IPV (2019/2020); Professor Auxiliar Convidado na Universidade Católica Portuguesa/Viseu (2007/2013). Assistente no Instituto Superior Bissaya Barreto (1992/2006, ISBB).

Autor de diversas comunicações, ensaios/capítulos de livros. Publicou sete livros. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, são: Serviço Social; Assistentes Sociais; Neoliberalismo; Crise Económica; Protecção à Criança; Austeridade; Crianças em Perigo; Pobreza; Riscos Socias; Cidadania Activa; Empowerment; Política Social; Institucionalização; Comunicação; Percepção; Velocidade; Técnica; Acidente; Memória.

Eugénia Ribeiro, Associação Nacional de Intervenção Precoce

Mestre em Serviço Social – ISMT/2019; Licenciatura em Serviço Social – ISMT/2002; Assistente Social, Coordenadora de Equipa na ANIP.

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Publicado

2024-07-12