Intervenção precoce com crianças e famílias: desafio colaborativo para o serviço social
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-0259.2024.e95113Palabras clave:
Risco, Crianças, Intervenção Precoce, Apoio Centrado na família, Serviço SocialResumen
Neste ensaio realizamos uma autorreflexão da intervenção do Serviço Social na ANIP em famílias com crianças expostas a fatores de risco ambiental. Procedemos a uma revisão sistemática da literatura, salientando: (i) a importância da abordagem centrada na família e as suas interligações com as perspetivas dos sistemas transacional/ecológico e (ii) o contributo dos conceitos de Enabling/Empowering Families para a mudança de paradigma e, consequente, substituição de modelos clínicos/assistencialistas por uma intervenção onde a família emerge como elemento ativo/fundamental nos processos de mudança. Dos resultados destacamos: (i) os desafios colocados aos profissionais na implementação de práticas colaborativas junto das famílias e (ii) as exigências do trabalho em equipe de intervenção precoce, tanto ao nível do conhecimento dos referenciais teóricos subjacentes à mediação com famílias, como da capacitação para, quando em face de circunstâncias concretas, tomar decisões baseadas na evidência e nas especificidades das crianças/famílias, por forma a melhor responder às suas necessidades singulares.
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