A curricularização da extensão no Brasil: história, concepções e desafios

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-0259.2024.e97067

Palabras clave:

Educação Superior, Extensão Universitária, Curricularização

Resumen

O objetivo desse texto é pontuar a trajetória e as concepções da extensão no ensino superior e abordar os desafios relativos à extensão como componente curricular obrigatório. O artigo é resultado de uma pesquisa de revisão bibliográfica, a partir de artigos, pesquisas, mas também o uso de dados estatísticos, estudo do ordenamento jurídico, tendo em vista uma análise quanti-qualitativa. O trabalho consta de uma introdução, seguida de uma reflexão sobre a história, as concepções de extensão e finalmente as conclusões onde se trata dos desafios. O estudo aponta que a curricularização da extensão é muito importante na formação profissional e no tocante ao compromisso com a sociedade, no entanto, muitos são os desafios considerando o problema do financiamento, a garantia de condições e os aportes institucionais, a realidade de docentes e discentes e as questões que envolvem o ensino superior no país como a privatização e o empresariamento da educação.

Biografía del autor/a

Iolanda Carvalho Fontenele, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão.
Professora do Departamento de Serviço Social, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

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Publicado

2024-09-10