A política nacional de pós-graduação e suas relações com o Serviço Social

Autores

  • Angela Santana do Amaral UFPE - Recife - Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-49802012000200009

Resumo

Este artigo discute os fundamentos e as diretrizes da política nacional de pós-graduação brasileira para o período de 2011 a 2020 e suas implicações no Serviço Social. Analisa a lógica que orienta as iniciativas governamentais para a pós-graduação, destacando a incidência destas sobre a dinâmica, o funcionamento e a direção social estratégica da profissão. Situa a pós-graduação em um contexto de crescente mercantilização do ensino e de uma dura ofensiva do pensamento conservador sobre a totalidade da vida social. Pensamento expresso na afirmação do pragmatismo e na tentativa de desconstrução de uma cultura profissional histórico-crítica.

Biografia do Autor

Angela Santana do Amaral, UFPE - Recife - Pernambuco

Doutorado em Serviço Social pela UFRJ. Docente no Departamento de Serviço Social da UFPE.

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Publicado

2012-12-07