Formação continuada: implicações e possibilidades no exercício profissional do assistente social

Autores

  • Ana Maria Baima Cartaxo UFSC - Florianópolis - SC
  • Vania Maria Manfroi UFSC - Florianópolis - SC
  • Maria Teresa dos Santos UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-49802012000200010

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a formação profissional continuada crítica no campo do exercício profissional de Serviço Social. Fundamenta-se em uma pesquisa bibliográfica e documental que procura identificar e apontar estratégias para esse processo de formação. Aborda criticamente a utilização do termo, tendo como referência autores da área de educação. Problematiza a formação continuada como um processo constante e necessário ao exercício profissional, imbricado na relação teórico-prática, na qualidade da produção documental, na apropriação das novas tecnologias para auxiliar a organizar os dados da realidade que se apresentam no cotidiano profissional. A partir do método crítico-dialético, enfatiza a necessária atitude investigativa e propõe estratégias teóricopolíticas de formação continuada para o fortalecimento do projeto ético-político do Serviço Social.

Biografia do Autor

Ana Maria Baima Cartaxo, UFSC - Florianópolis - SC

Doutora em Serviço Social pela PUC-SP. Professora Adjunta no Dep. de Serviço Social da UFSC.

Vania Maria Manfroi, UFSC - Florianópolis - SC

Doutora em Serviço Social pela PUC-SP. Professora Associada II no Dep. de Serviço Social da UFSC.

Maria Teresa dos Santos, UFSC - Florianópolis - SC

Doutora em Serviço Social pela PUC-SP. Professora Adjunta II no Dep. de Serviço Social da UFSC.

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Publicado

2012-12-10

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