Dilemas éticos e a elaboração de relatórios sociais

Autores

  • Gabriella Mariano Munhoz Zeneratti Ministério Público do Estado do Paraná, Paranavaí, Paraná
  • Olegna de Souza Guedes Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02592017v20n3p363

Resumo

O artigo tematiza a dimensão ética quando da elaboração dos relatórios sociais construídos no cotidiano de uma instituição que executa a medida socioeducativa de internação. Recorre-se ao uso da pesquisa bibliográfica e documental. A coleta de dados desta última construída a partir de relatórios sociais produzidos por assistentes sociais inseridos em instituições de privação de liberdade para adolescentes infratores e teve seu tratamento à luz da análise de conteúdo. Dentre os resultados da pesquisa, destaca-se a identificação de dilemas éticos que se inscrevem entre os objetivos institucionais e os profissionais. São dilemas que desafiam os profissionais a ultrapassar tendências em afirmar à reprodução de valores morais avessos às possibilidades de ampliação de ações emancipatórias no cotidiano de uma instituição que executa medida socioeducativa em regime fechado.

Biografia do Autor

Gabriella Mariano Munhoz Zeneratti, Ministério Público do Estado do Paraná, Paranavaí, Paraná

Mestrado em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina. Assistente social do Ministério Público do Estado do Paraná.

Olegna de Souza Guedes, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná

Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente na Graduação e Pós-Graduação, Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

2017-10-11

Edição

Seção

Espaço temático