Memórias do salazarismo em o "Vale da Paixão", de Lídia Jorge

Autores

  • Mariana Jantsch Souza Universidade Católica de Pelotas - UCPel
  • Alfeu Sparemberger Universidade Federal de Pelotas - UFPel

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2014v19n2p77

Resumo

Este artigo apresenta uma leitura do romance O Vale da Paixão, de Lídia Jorge, a partir da perspectiva das memórias pós-ditadura. Por este viés, examina-se a relação entre a família que protagoniza a trama, os Dias, e o salazarismo, regime de exceção vivido em Portugal. Para tanto, são destacados elementos que traem as simetrias entre os sistemas analisados (familiar e estatal-ditatorial) e mostram como o salazarismo é constituinte da narrativa. Assim, verifica-se em que medida a família portuguesa retratada no romance serve como meio simbólico de representação da situação social de Portugal durante a ditadura, vez que no grupo familiar podem ser percebidos todos os aspectos do regime, tal como: a obediência das massas, a subversão das minorias, a dominação, a restrição das liberdades fundamentais. As memórias da ditadura são reveladas como elemento integrante das memórias da família: há duas memórias mobilizadas de forma intrincada e rememoradas indistintamente. Pretende-se demonstrar, com isso, que a família Dias obedece a uma estrutura específica e tradicional que apresenta íntima relação com estrutura política do Estado português no período em que se passa a diegese. A análise exposta encontra aporte teórico em obras de Tzetan Todorov, de Beatriz Sarlo e de Michel Pollak.

Biografia do Autor

Mariana Jantsch Souza, Universidade Católica de Pelotas - UCPel

Doutoranda em Letras pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel (bolsista Capes). Mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (bolsista Capes). Membro do grupo de pesquisa Estudos Comparados de Literatura, Cultura e História. Membro do Laboratório de Estudos em Análise do Discurso (LEAD) da Universidade Católica de Pelotas – UCPel.

Alfeu Sparemberger, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutor em Letras-Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela USP - Universidade de São Paulo. Mestre em Letras pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Professor adjunto na UFPel - Universidade Federal de Pelotas. Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil.

Downloads

Publicado

2014-06-27

Como Citar

SOUZA, Mariana Jantsch; SPAREMBERGER, Alfeu. Memórias do salazarismo em o "Vale da Paixão", de Lídia Jorge. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 77–93, 2014. DOI: 10.5007/2175-7917.2014v19n2p77. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2014v19n2p77. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos