Deixe-o cantar

Autores/as

  • Tiago Hermano Breunig

Resumen

O presente trabalho pretende analisar os sentidos produzidos pela incorporação de caracteres preestabelecidos nos discursos acerca do que se compreende como nacional no processo de naturalização do rock no Brasil — interpretado o referido processo como meio de acontecimento e de problematização do sistema de classificação da canção no Brasil. Para tanto, analisa-se como o rock brasileiro — sobretudo a partir da singularidade de Raul Seixas — dialoga com os aspectos constitutivos da cultura brasileira e da identidade nacional presentificados na MPB — por meio da relativização da dicotomia instaurada no campo da música popular brasileira, entrevendo, assim, as suas contradições.

Publicado

2007-07-30

Cómo citar

BREUNIG, Tiago Hermano. Deixe-o cantar. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 12, n. 12, p. 103–117, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/5452. Acesso em: 16 jul. 2024.

Número

Sección

Beiral