MAPAS HÍBRIDOS E MULTIMODAIS: EM BUSCA DE MULTILETRAMENTOS NA CARTOGRAFIA ESCOLAR

Autores

  • Natália Lampert Batista Universidade Federal de Santa Maria
  • Elsbeth Léia Spode Becker Universidade Franciscana
  • Roberto Cassol Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Os mapas são uma importante linguagem da Geografia. Na contemporaneidade, são híbridos e multimodais e envolvem diversas linguagens, mídias e tecnologias, apresentando múltiplas funções e finalidades, fato que necessita ser evidenciado no ensino de Cartografia nas múltiplas modalidades e níveis de ensino. Frente a isso, evidencia-se como problema de pesquisa a necessidade de compreender o uso dos mapas em uma abordagem multimodal e híbrida como interface dos multiletramentos que emergem na educação do século XXI. Assim, no presente artigo, fez-se um esboço teórico sobre a temática Cartografia Escolar, multiletramentos e multimodalidade na contemporaneidade.  Espera-se que o texto possa auxiliar professores de Geografia e pesquisadores da área na compreensão dos conceitos apresentados. Conclui-se que os mapas híbridos e multimodais corroboram com a imprescindibilidade de pensar os multiletramentos para a Cartografia Escolar no ensino de Geografia. Portanto, o ensino de Geografia e a Cartografia Escolar se vêm desafiados a compreender e a investigar essas novas formas de representar e de entender o mundo que se configuram no contexto contemporâneo. Para isso, as aulas de Geografia devem trabalhar a representação do espaço geográfico de modo articulado com as múltiplas linguagens, tecnologias e mídias emergentes, no contexto social, político, econômico, social, ambiental, multicultural que integra a vida em sociedade no século XXI.

Biografia do Autor

Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria

Elsbeth Léia Spode Becker, Universidade Franciscana

Profª. Drª do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana

Roberto Cassol, Universidade Federal de Santa Maria

Prof. Dr. do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2018-05-27

Edição

Seção

Artigos Científicos